quarta-feira, agosto 03, 2005

A Barca da Riqueza

Na doca via-se a proa
Encoberta de nuvens
Via-se a nau boa.
- De onde vens?!
Dizia em sua prol
O homem do farol.

Nau enorme aproximava-se
Mas também no nevoeiro
Tal resposta esfumava-se
- Comandante traiçoeiro!
Elucida as minhas dúvidas.
Mas palavras não eram ouvidas.

Então murmúrios se ouviram
E o vigilante replicou:
-A minha luz não sei se viram
Mas vosso silêncio me assustou,
Pff! Quem sois vós, afinal?!
Digam! escuto-vos mal...

O ingente barco prosseguiu
Rasgando as ondas do mar
E o homem só conseguiu
Ouvir gemidos e alguém a gritar:
- Libertem-me da barca
Queima-me sem deixar marca!

E de repente, masmo na frente
Do aterrado faroleiro
Tal navegação mostra sua gente
e um nauseabundo cheiro.
Toda revestida de fumo negro e langue
e enormes colunas pintadas a sangue.

As velas revestiam-se de dor
E o casco de vermelho de inferno
Que mostrava todo o terror
De carnificinas e fogo eterno
-Trago comigo os que morreram
Na senda da glória, mas perderam

Ma.. mas quem sois Vós?
- Eu sou o barco que leva o céu
Guardado na minha voz,
Mas levo clamor a quem perde o véu
Que vestiu só por dinheiro
Descurando o Mundo inteiro.

Vim a terra descarregar
Este que vês a gritar perdão.
Minhas chamas não o vão queimar
Pois era pobre antes do cifrão,
Desgastou-se em vida de vícios
Mas teve antes bons principios

Teve que saldar a dívida
Por ter olvidado a moral
Que lhe fora dada pela vida
Agora e já sem mal
Vou devolvê-lo à praia
Talvez nova chance o atraia...

- Ele está já morto?
Vais-lhe oferecer ressurreição?
- Vou só entregá-lo ao porto
De onde saíu para a tentação,
Se voltar a cometê-la
Sua morte, irei tê-la!

Adeus bravo faroleiro
Nunca te esqueças que vida é tua
Mas a morte é do coveiro...
A Vida é um curto período que actua
Mas a derradeira é infinita
Já viste uma hipótese, não queres que repita...

O faroleiro compreendeu
O que lhe estava a ser dito,
O resto dos tempos viveu
Evitando sempre conflito
Entre a glória e a ganância
E entre o desejo e a ânsia.
Counters
Hit Counter